Jornal Correio Popular Notícia

CRÉDITO RURAL
Mosquini propõe prorrogação de financiamentos

Data da notícia: 2024-03-18 18:24:44
Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara
O deputado federal Lúcio Mosquini apresentou projeto de lei que prorroga os vencimentos dos financiamentos de produtores rurais

O deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) apresentou recentemente o Projeto de Lei nº 510/2024, que estabelecesse a prorrogação do pagamento de financiamentos relacionados a operações de crédito rural.

A proposta visa oferecer suporte aos agricultores em momentos de prejuízos decorrentes de eventos climáticos comprovados e quedas nos preços dos produtos vinculados à atividade rural financiada.

A medida, considerada excepcional e necessária, busca evitar crises financeiras no setor agropecuário, essencial para a economia brasileira. Lúcio Mosquini afirmou ainda que a prorrogação dos pagamentos dos financiamentos proporcionará um processo negocial para mitigar impactos adversos, preservando a renda dos empreendimentos rurais e evitando uma crise mais severa na atividade econômica baseada no agronegócio.

O projeto é fundamentado na urgência de políticas públicas de apoio ao setor agropecuário em momentos de crise, como os causados por eventos climáticos extremos e variações nos preços dos produtos agrícolas. O texto protege a sustentabilidade econômica dos produtores rurais e garante a estabilidade do setor agropecuário como um todo.

Mosquini ressaltou que a prorrogação emergencial nos pagamentos dos financiamentos contratados evitará o risco de desorganização do mercado, além de contribuir para a manutenção do recolhimento de tributos e a redução da taxa de desemprego no meio rural.

A renegociação das operações de crédito seguirá critérios rigorosos de validação dos eventos atestados pelos agentes financeiros, conforme as orientações do Manual de Crédito Rural do Banco Central.

O deputado federal enfatizou que o projeto de lei é essencial para apoiar os agricultores e garantir a sustentabilidade do setor agropecuário.

O crédito rural é o financiamento destinado a produtores que utilizam os recursos concedidos por instituições financeiras em novos equipamentos, compras animais ou custear insumos para nas propriedades.

Fonte: Assessoria




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.